Caros Amigos,
Criei este Blog no intuito de dar conhecimento das minhas opiniões relativamente à minha participação na Guerra Colonial, quer na Tropa Normal, quer como Combatente integrado nos Grupos Especiais (GE´s), em Moçambique, no período de Outubro de 1972 a Maio de 1974.
Tive conhecimento, há poucos dias, de que tem havido alguns encontros de ex-GE´s, mas, por desconhecimento, ainda não participei em nenhum.
Vou colocar um post com um pequeno resumo da minha vida militar, mas, antes disso, quero revelar os m/ contactos:
Álvaro Teixeira de Oliveira
R. João Oliveira Ramos, 280
3880-009 OVAR
tel: 256191145
tlm: 960491057
Este Blog está aberto à participação de todos os que, independentemente das suas convicções políticas ou religiosas, residentes em em Portugal ou no estrangeiro, tenham vivido a experiência da Guerra Colonial, em Moçambique a partir de 1972 e no período pós 25 de Abril de 1974.
Os testemunhos recolhidos e outro material, como fotografias, irão ser tratados tendo em vista a publicação de um livro, quando a quantidade e a análise dos testemunhos assim o justificar.
Não haverá qualquer tipo de censura e os artigos e fotos de interesse referirão, sempre, os seus autores.
Para enviar os documentos, poderão utilizar os seguintes endereços:
a.teixeira.o@sapo.pt
alvarotoliveira@gmail.com
Vamos trabalhar juntos.
Obrigado

Clique nas imagens para aumentar
De Francisco Dores a 2 de Abril de 2009 às 16:08
Caro amigo :
Fui Furriel Mil.em Moçambique 72/74 e tive contacto com muitos grupos de GE's.
Acontece que os convívios anuais são patrocinados ou por Batalhões ou por Companhias, da qual faziam parte os Graduados dos GE's e dos GEP's.
É por isso muito raro, apanhar no site da Guerra os convívios dos Grupos Especiais.
Amigo Francisco Dores,
Este "blog" tem mesmo esta função, que é a de recolher elementos para uma grande reunião com todos aqueles que integraram os GE´s.
Logo que tenha mais notícias, colocá-las-ei no "blog".
Para já, está marcado um encontro com ex-militares, GE´s ou não, que estiveram em Olivença (Niassa), entre 72 e 74, para 27/06/2009.
Um abraço amigo
Amigo Alvaro. As minhas saudações. Não concordo em muito com afirmações que fazes no teu post . Quanto de facto aos almoços é como o meu amigo Francisco Dores afirma, tenho ido a almoços da minha C.Art .. Já agora o um dos grupos que o Francisco Dores diz que teve contacto foi precisamente o meu em Milange e adorava se me pudesses dar o contacto dele. Um abraço
Fernando Reis
Amigo Fernando Reis,
Penso que já viste que tenho no meu Blog um Link para o teu e, assim, iremos, certamente aumentar o número de presenças no próximo convívio da nossa Associação.
Quanto às afirmações que faço, quero dizer o seguinte:
1 - Quando criei este Blog, não tinha conhecimento da existência da Associação presidida pelo n/ camarada Luís Martins, nem da existência de qualquer organização relacionada;
2 - Os militares graduados que passaram pelos GE´s não foram tantos quanto isso e, por exemplo, aqui em Ovar, praticamente ninguém conhecia a existência destes grupos militares;
3 - Por outro lado, os nossos políticos ainda alimentam muitas reservas mentais, quando dizemos que estivémos na Guerra Colonial e é necessário acabar com esse estigma;
4 - A partir de certa altura, passamos a ser vistos como criminosos por causa de "Wiriamu";
5 - Considero que, em Moçambique, a Frelimo, após Mondlane, passou a ser comandada por criminosos que levaram à criação dos "campos de extermínio" no Niassa;
6 - Compete-nos acabar com os estigmas e denunciar os crimes perpetrados pela Frelimo, que, julgo eu, foram crimes contra a humanidade. Por esse motivo, coloquei no meu Blog a petição On Line.
Em posts posteriores irei apresentar mais casos, a fim de que todos tenham conhecimento dos horrores cometidos pela Frelimo.
Acabo, aqui o meu comentário, porque, se continuasse, seria matéria para um novo post.
Um abraço e mande notícias.
De Francisco Dores a 27 de Abril de 2009 às 14:23
" - A partir de certa altura, passamos a ser vistos como criminosos por causa de "Wiriamu";
Caro Amigo :
O Wiriamu, não teve a ver com os GE's, mas sim com os Comandos, e foi realizado em Dezembro de 72, nas proximidades de Tete.
Relacionado com este massacre, teve a deserção do Zeca Caliate ou Henrique João (Chefe do 4º Sector Tete) em Julho de 73, que se entregou em Nura onde eu estava aquartelado.
A verdade tem que ser dita e escrita (Wiriamu), não teve a ver com GE's mas sim com uma Companhia de Comandos.
Francisco Dores
Amigo Francisco Dores,
Eu não afirmei que o Wiriamu tivesse a ver alguma coisa com os GE´s . O que afirmo é que a propaganda internacional, apoiante da Frelimo, se aproveitou do assunto para dizer que as n/ tropas cometiam crimes como o de Wiriamu .
Aliás, as funções dos GE´s , também, passavam por cativar as populações para o nosso lado e nada têm a ver com massacres.
Isto que fique bem esclarecido.
Nunca se me constou que os GE´s tenham cometido qualquer crime de guerra, porque não era a nossa missão.
Um abraço. [
Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]
Amigo Francisco Dores, <BR>Eu não afirmei que o Wiriamu tivesse a ver alguma coisa com os GE´s . O que afirmo é que a propaganda internacional, apoiante da Frelimo, se aproveitou do assunto para dizer que as n/ tropas cometiam crimes como o de Wiriamu . <BR>Aliás, as funções dos GE´s , também, passavam por cativar as populações para o nosso lado e nada têm a ver com massacres. <BR>Isto que fique bem esclarecido. <BR>Nunca se me constou que os GE´s tenham cometido qualquer crime de guerra, porque não era a nossa missão. <BR>Um abraço. <BR class=incorrect name="incorrect" <a>Alvaro</A> Teixeira
De Francisco Dores a 27 de Abril de 2009 às 15:27
No seguimento do que afirmei, aqui vai o nome da Compª
3ª Companhia de Comandos de Moçambique, cujo responsável era o Cap. Mil. Antonino Melo da Provincia, e já agora os vídeos, referentes ao Massacre.
http://ultramar.terraweb.biz/Imagens/Mo%C3%A7ambique_MassacredeWiryamu.htm
Um abraço
Francisco Dores
De
filipa a 1 de Agosto de 2009 às 23:43
Há um erro, não foi a 3º companhia de comandos. Foi sim a 6ª. A 3ª já não estaria no activo nessa altura.
De
filipa a 2 de Agosto de 2009 às 00:15
Não foi a 3º companhia de comandos mas a 6º companhia que esteve no massacre de wiriamu.
Saudações
De Francisco Dores a 3 de Agosto de 2009 às 20:21
Boa tarde Filipa
Tem razão a CCOM.é efectivamente a 6ª da Provincia.
Tomei conhecimento do Wiriyamu,quando me encontrava de férias na Metrópole (Fev.73), e o massacre tinha sido feito em Dezembro 72.
Na altura do acontecido, estava aquartelado em Nura, a cerca de 300/350km.a sul.
Em Julho entregou-se em Nura o Zeca Caliate, chefe do 4º Sector (TETE) da Frelimo, e nos contou o acontecido.
Sempre ao dispor
Francisco Dores
Comentar post